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Introdução

Agora que passamos por todas as configurações de criação, vamos criar nossos relatórios de acompanhamento dos nossos chatbots. Para isso, usamos as ferramentas BigQuery e Google Looker Studio, adaptadas para o contexto da Fintalk.

Objetivo do relatório

Os relatórios funcionam no formato de “dashboards” e são construídos utilizando o Google Looker Studio. A partir deles é possível obter informações e insights valiosos para o seu negócio, além de mensurar - em nível de acessos ou usuário/dia - a usabilidade de cada função/bloco do fluxo e o comportamento do usuário final.

Funcionalidades e Tipos de Uso

Monitorar o fluxo através do dashboard é crucial para avaliar o desempenho operacional do chatbot e identificar áreas de ineficiência. A aplicação mais frequente desse monitoramento é examinar a interação dos usuários em diferentes etapas do fluxo conversacional, medindo o número de acessos nos blocos do fluxo, permitindo uma análise detalhada do engajamento em cada segmento ou seção do chatbot.

No entanto, o escopo da análise não se limita a isso. Outras utilidades incluem:

  • Observação de conversas, proporcionando insights imediatos;
  • Avaliação de métricas específicas por meio de gráficos e tabelas, que oferecem uma visão das tendências ao longo do tempo e ajudam a mensurar a eficácia do serviço de chatbot;
  • Rastreamento das intenções do usuário para otimizar a experiência de conversação;
  • Identificação de erros em processos automatizados, como em chamadas de API, para assegurar uma operação suave e confiável.

Desta forma, o dashboard serve como uma ferramenta abrangente para otimizar a eficiência e eficácia do chatbot em diversas dimensões.